Quadrado, redondo, pequeno, enorme, felpudo, estampado ou liso. Falar de tapetes com certeza é falar daquelas peças que dão um toque especial aos ambientes, tornando-os cheios de estilo e muito mais charmosos. Além de decorativos são funcionais, porque facilitam a colocação dos móveis e trazem uma sensação maior de aconchego. Na sala, no quarto ou copa, ele tem como objetivo abafar o som, decorar, levar conforto e deixar o espaço mais aconchegante. Aprenda como usar tapete corretamente.

Medida ideal Primeiramente, é importante definir se o tapete será redondo ou retangular, o que também será definido pelos móveis. Sala de estar – o aconselhável é um modelo que tenha no mínimo a largura do sofá e entre embaixo do móvel – mais ou menos até a metade. Assim, as duas peças parecem estar num mesmo plano, eliminando a confusão visual de piso, tapete e sofá. E em um ambiente grande, fica bem elegante usar um tapete que abrigue todos os móveis. Sala de jantar – o ideal é que cada borda do tapete ter 1 m a mais do que a área ocupada pela mesa. Você precisa ter espaço para arrastar as cadeiras sem que elas enrosquem no tapete. Para espaços muito pequenos, o mínimo seria 70cm. Quartos – a maneira mais usual é colocar o tapete no sentido contrário da cama, assim ele com um respiro nas laterais e na frente da cama também. Lembrando que isso vale para pisos, visto que em carpetes não é aconselhável utilizar tapetes.

Modelo O retangular é o modelo sempre mais visto, mas as formas geométricas e com bordas vêm ganhando espaço em decorações que não abrem mão de tendências. Existem modelos que têm flores e aplicações, combinando perfeitamente sob uma mesa de centro ou como sobreposição. Para decidir o material vale considerar a rotina da sua família. Tem filhos? Animais de estimação? Tudo isso influenciará na decisão. Para um panorama geral, os modelos mais baixos, como algodão, pele e nylon pêlo curto se enquadram melhor em ambientes mais modernos e também os mais “sérios”. Já os peludinhos caem bem em ambientes contemporâneos, por exemplo.

Composições Como combinar tapetes próximos uns aos outros? A regra é escolher um item em comum entre eles, seja a cor (tom sobre tom também cai muito bem!), a estampa, a textura, etc. A sugestão é que não sejam usados tapetes iguais, mas com um elemento de ligação entre si. Outra dica que vai fazer o tapete ficar ainda mais imerso na decoração é combiná-lo com as almofadas, seja na textura ou tonalidades próximas.